D'Urso & Borges Advogados Associados

Trabalhos

20/05/2018

COM PALESTRA DA DRA. ADRIANA D’URSO, CURITIBA SEDIA O I ENCONTRO PARANAENSE DAS ADVOGADAS CRIMINALISTAS DA ABRACRIM

Os desafios da igualdade de gênero para o exercício da advocacia criminal são o tema central do I Encontro Paranaense das Advogadas Criminalistas, que será realizado nos dias 21 e 22 de maio, em Curitiba. O encontro é promovido pela ABRACRIM-PR – Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no estado do Paraná – e pela OAB/PR, seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil.

O evento terá entre palestrantes e debatedores alguns dos principais nomes da advocacia criminal brasileira e paranaense e do Direito, como Maíra Marques, do Rio Grande do Sul, conhecida por sua atuação no caso da Boate Kiss; Fernanda Tórtima, do Rio de Janeiro, que atuou no processo de delação premiada de Joesley e Wesley Batista; e Adriana D’Urso, de SP, que atuou como assistente de acusação no caso do assassinato do empresário Marcos Kitano Matsunaga, proprietário da Yoki.

Destaque ainda para a presença da ouvidora nacional da ABRACRIM e presidente da ABRACRIM-MT, Michelle Marie; e da presidente da Comissão Nacional Brasileira das Advogadas Criminalistas e presidente da ABRACRIM-SE, Vitória Alves, além das paranaenses Priscila Placha Sá, Marion Bach, Maria Francisca Accioly, entre outras.

Para o presidente da ABRACRIM-PR, Alexandre Salomão, o evento entrará para a história da advocacia criminal paranaense e brasileira. “O fato de o evento representar uma ação conjunta da OAB/PR e da ABRACRIM-PR demonstra que as duas entidades agem em sintonia, união e proximidade. A mulher advogada criminal tem se destacado cada vez mais em todas as atuações, desde o magistério até os tribunais. Ainda vemos alguns obstáculos graves, mas que vão sendo vencidos dia após dia”, argumentou.

“Será um encontro histórico, em que serão discutidos temas que envolvem diretamente a área criminal, como as prerrogativas profissionais, igualdade de gênero no exercício profissional, sistema de justiça criminal e política de encarceramento”, afirmou Mariana Lopes, advogada criminalista e organizadora do evento.

O evento se inicia na manhã de 21 de maio, com uma homenagem à advogada criminalista Terezinha Elinei de Oliveira e com as palestras magnas de Melina Fachin e Maira Marques. O primeiro painel terá como tema “Prisão Processual” e terá a participação do promotor de Justiça Luiz Carlos Halvass, da procuradora de Justiça Mirian Freitas e das advogadas Patrícia Nobre, Miretes Rotoli de Macedo e Maria Francisca Accioly. O segundo painel terá o tema “Execução Penal”, com a participação da desembargadora Sônia Regina de Castro, da juíza de Foz do Iguaçu Juliana Zanin e das advogadas Elisa Walleska, Camila Penteado e Denise Canova.

O segundo dia do Encontro começa com o painel sobre “Igualdade de Gênero e Prerrogativas”. O participantes serão as advogadas Priscila Placha Sá, Mariana Bazzo, Renata Ceschin Melfi de Macedo e Jéssica Buiar. Em seguida, o quarto painel será sobre “Encarceramento Feminino”, com a participação de Gabriela Reyes, Lúcia Beloni, Petruska Sviercoski, Helena Rocha e Liana Cala G. Santos. Às 18h, o quinto painel será sobre “Delação Premiada”. O painel terá a participação de Fernanda Tórtima, Nicole Trauczinski Muffone e Anice Nabib Gazzaoui. Por fim, o último painel trará a discussão sobre “A Mulher Advogada e os Desafios da Advocacia Criminal”, com a participação de Marion Bach e Adriana Filizzola D’Urso.

O encontro será realizado no Auditório da Sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná, na rua Brasilino Moura, 253, Ahú.

Compartilhe