20/01/2021
O Prof. Luiz Flávio Borges D’Urso assumiu novamente a presidência da Academia Brasileira de Direito Criminal – ABDCRIM, sucedendo o Desembargador Marco Antônio Marques da Silva, que concluiu brilhantemente seu mandato, expandindo internacionalmente a Academia.
A Academia, fundada em 1994, pelo próprio presidente D’Urso, congrega os maiores nomes do Direito Criminal no Brasil e no exterior, servindo de contato entre eles e estimulando as atividades culturais referentes às ciências penais.
A Academia Brasileira de Direito Criminal, fundada em 12 de dezembro de 1994, no Dia da Justiça, que tem por abreviatura as iniciais ABDCRIM, é uma entidade civil sem fins lucrativos, com sede e foro na comarca da capital de São Paulo, constituída por profissionais que têm contribuído para o Direito Criminal brasileiro.
Os objetivos da Academia estão definidos em seu Estatuto, compreendendo, prioritariamente, promover e incentivar o estudo do Direito Criminal, bem como de todas as ciências correlatas, por meio da realização de congressos, seminários, mesas redondas, reuniões, cursos, encontros e demais atividades culturais para a consecução dos objetivos da entidade.
É também finalidade da Academia, promover o intercâmbio cultural entre as entidades e associações congêneres, nacionais e internacionais, defender os direitos, interesses e prerrogativas profissionais e a reputação das classes dos operadores do Direito, colaborar com as entidades representativas de classe nas questões relacionadas ao Direito Criminal, cooperar com o bom funcionamento da Justiça brasileira, elaborar pareceres, pesquisas, estudos e consultas para orientação visando o aprimoramento do Direito Criminal, além de promover o convívio entre os Acadêmicos, por meio de eventos culturais e recreativos.
Por fim, como objetivo da Academia, o Estatuto estabelece ainda, que a entidade deverá defender e lutar pelo Estado Democrático de Direito, pela Ética, pelos Direitos Humanos, pela Cidadania e pelas vítimas da criminalidade.
Conheça mais sobre a Academia pelo site: www.abdcrim.com.br