D'Urso & Borges Advogados Associados

Trabalhos

31/05/2012

VEJA.com: D’URSO RECEBE 83% DE APROVAÇÃO DOS ADVOGADOS PAULISTAS, SEGUNDO PESQUISA PUBLICADA PELA VEJA

 

Em pesquisa divulgada na semana passada, pela VEJA.com, na coluna do jornalista Lauro Jardim, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, obteve o elevado índice de aprovação de 83% entre os advogados de São Paulo ouvidos pela pesquisa. Ao todo, foram entrevistados 7.700 advogados de 26 Estados e Distrito Federal para avaliar as gestões dos presidentes das Seccionais da OAB. Só em São Paulo, foram ouvidos 500 advogados da capital e interior. D’Urso assumiu a presidência da OAB SP em 2004, depois de uma das mais concorridas eleições da entidade e foi reeleito por mais dois mandatos (2007-2009 e 2010-2012).

 

VEJA.com: D'URSO RECEBE 83% DE APROVAÇÃO DOS ADVOGADOS, SEGUNDO PESQUISA

Presidente D’Urso: “Fizemos uma revolução na OAB SP”

 

 

Para D´Urso, esse alto percentual de aprovação traduz o reconhecimento da advocacia paulista ao trabalho realizado nas 3 gestões, durante 9 anos de dedicação à classe, juntamente com milhares de colegas que ajudaram a conduzir os destinos da OAB SP, na defesa da advocacia, na luta pela justiça e pela cidadania.

 

Segundo D’Urso, “quando tomamos posse em 2004, encontramos a OAB SP praticamente falida, fechada em si mesma, abandonada e desprestigiada. Fizemos uma revolução na OAB SP, com a recuperação financeira da instituição, a modernização de sua administração com implantação do ISO 9001, a abertura política da entidade para todos os colegas dela participar, especialmente os jovens, implantamos a descentralização e interiorização da Ordem e recolocamos a OAB SP na vanguarda dos movimentos políticos em defesa da cidadania. 


Mudamos a forma de fazer política na OAB SP, de modo que hoje não é mais preciso ter padrinho, sobrenome ou polpuda conta bancária para participar da política e da administração da Ordem paulista, basta ser advogado. Sempre repeti a todos, que não estamos na Ordem pelos colegas da Avenida Paulista, estamos aqui, pelos colegas dos bairros, da periferia, da baixada santista e do interior, é por eles que estamos trabalhando diariamente há 9 anos na OAB SP. Foi por eles que lutamos e recuperando as finanças da OAB SP, sem suprimir qualquer serviço, ampliando-os, conseguimos diminuir o valor da anuidade.

 

Toda essa luta pautada na bandeira maior de nossas gestões que foi e é, a luta diária em defesa da advocacia e das prerrogativas profissionais do advogado, fizemos desagravos até em praça pública e apresentamos o projeto de lei para criminalizar as violações das prerrogativas dos advogados, levamos os serviços da CAASP para todo o interior, com as suas farmácias, livrarias, dentistas, planos de saúde e diversas parceirias  com descontos para os colegas, além das milhares de palestras e cursos inclusive pelo ensino à distância, do Departamento Cultural e da Escola Superior de Advocacia. Implantamos a inserção do advogado ao processo digital, com cursos preparatórios, aquisição de equipamentos e programas de computação, além dos lançamentos das redes sociais exclusivas, como o   Facebook do advogado (denominado ADV5), tudo isso coroado pela certificação digital, ferramenta obrigatória para se advogar no futuro.

 

Nos momentos difíceis estivemos à frente da classe liderando-a contra as invasões de escritórios de advocacia pela Polícia Federal, unindo a classe em atos públicos, promovendo medidas judiciais contra aquelas ilegalidades, além das providências junto ao Ministro da Justiça para cessarem as invasões e junto ao Presidente da Câmara dos Deputados, para edição de lei que reiterasse nossa inviolabilidade, de nossos escritórios e de nossos arquivos, o que foi conseguido. Articulamos, para defesa dos interesses da classe as Frentes Parlamentares de Advogados, com parlamentares oriundos de nossas fileiras, na Assembléia paulista e na Câmara Federal.

 

Se encontramos a OAB SP em 2004 com patrimônio negativo de (-) 6 milhões de reais e expressivo déficit, hoje findamos o terceiro mandato com superávit e patrimônio positivo em quase (+) 80 milhões de reais. Construímos dezenas de sedes próprias pelas subsecções do interior, instalamos, ampliamos e equipamos as Salas de Advogados dentro dos fóruns que hoje somam mais de 1.000 salas no Estado, com modernos computadores, pontos de internet, telefone, fax, xerox e funcionários para bem atender a advocacia, também conquistamos uma Nova Sede para a Seccional, no centro da capital, sem gastar um centavo da OAB SP sendo inteiramente custeada pelo Conselho Federal.

A OAB SP se mantém viva e atuante pelas mais de 120 comissões que criamos, as quais se manifestam sobre todos os temas de interesse da advocacia e da cidadania. A defesa do Exame de Ordem e a luta contra a proliferação de faculdades de direito, sempre nos  ocupou, como também uma verdadeira cruzada contra a invasão dos escritórios estrangeiros. O mercado de trabalho no Brasil deve ser para os advogados e escritórios brasileiros trabalharem e prosperarem.

 

O resultado dessa pesquisa que nos dá 83% de aprovação pela advocacia de São Paulo, publicada pela Veja.com, é o coroamento desse trabalho e de nossas gestões, trabalho realizado por esse novo grupo político imenso, que tenho orgulho de ser um de seus líderes. Só posso dizer aos companheiros e colegas, advogados, advogadas e estagiários, MUITO OBRIGADO”, concluiu D’Urso comemorando o resultado da pesquisa.

 

Compartilhe